Adotar ou comprar um animal de estimação?

Cachorro molhado tomando chuva: Adotar ou comprar?

Todo amante de PET que em algum momento teve vontade de adquirir seu primeiro bichinho, já se deparou com o seguinte dilema: Adotar ou comprar um animal de estimação? 

Claramente, temos memórias afetivas ligadas a uma raça x ou y de cães e gatos. Isso influencia muito esse tipo de decisão de comprar ou adotar, pois geralmente o tutor já sabe o que esperar sobre o temperamento de raças específicas às quais ele já está acostumado. Mesmo assim, parte o coração caminhar pelas ruas e se deparar com animaizinhos abandonados sem cuidados e com uma expectativa de vida curta.

Aqui vamos desmembrar toda essa polêmica para que você consiga tomar uma decisão segura e de consciência limpa.

Superpopulação de animais na rua

A superpopulação de espécie consiste na existência de uma grande quantidade de indivíduos em determinado local cuja procriação ocorre de maneira desenfreada e sem controle nenhum. No contexto dos animais domésticos, nos referimos aqui aos cães e gatos abandonados debaixo de pontes, viadutos e jogados ao relento em ambientes urbanos.

A existência dessa superpopulação é um problema, pois como esses animais não estão castrados, estes tendem a se reproduzir constantemente em locais sujos e expostos a doenças nas grandes cidades, podendo servir também como uma via de transmissão de zoonoses para humanos.

Os fatores que contribuem para esse problema são:

  • Falhas nos Sistemas de Controle e Abrigos Superlotados
  • Exploração Comercial e Criadores Irresponsáveis
  • Falta de Controle Populacional
  • Falta de Educação e Conscientização
  • Abandono de Animais de Estimação

A superpopulação de animais abandonados não é um problema apenas brasileiro, visto que 75% dos cães e gatos do mundo inteiro vivem nas ruas. Só no Brasil a OMS estima que existam cerca de 10 milhões de gatos abandonados e 20 milhões de cães.

Embora esse problema esteja muito longe de ser resolvido, muitas ONGs atuam no resgate desses animais, provendo abrigos e lares temporários para esses animaizinhos.

Vantagens de adotar um animal

As ONGs citadas anteriormente, além de resgatar esses animais, trabalham arduamente para garantir que esses bichinhos consigam um lar permanente, onde possam receber os devidos cuidados com o bem-estar garantido. Por isso, ao adotar um animal, você estará fazendo sua parte contra a manutenção das superpopulações.

Segue abaixo 8 motivos para adotar um animal:

  • Salva Vidas de bichinhos abandonados sem chance de sobreviver nas ruas
  • Ampla Variedade de Opções
  • Animais já Avaliados e Vacinados, devido ao trabalho de ONGs dedicadas
  • Custo Geralmente Mais Baixo
  • Sensação de Realização e Felicidade
  • Consciência Ética

Qual o problema com a compra de animais 

A compra de animais se deve, em primeiro lugar, ao surgimento das fábricas de filhotes, processo conhecido por selecionar artificialmente características específicas de um animal e cruzá-lo com outro animal com características parecidas, de forma a replicar essa raça para fins lucrativos.

Hoje em dia é possível encontrar criadouros de animais domésticos responsáveis que garantem uma boa qualidade de vida para essas criaturas. No entanto, essa nem sempre foi a realidade, pois antigamente os animais eram criados em condições insalubres apenas para serem vendidos como um produto.

Infelizmente alguns criadouros de animais de estimação ainda atuam de maneira ilegal, promovendo a procriação desenfreada desses bichinhos apenas para vender mais e lucrar. 

Como comprar animais de maneira ÉTICA:

Para comprar um cão ou gato de raça, os seguintes cuidados devem ser tomados:

  • Sempre optar por criadores focados em apenas uma ou duas raças, pois o responsável deve ter bons conhecimentos sobre o animal criado
  • Ter todos cuidados veterinários em dia com os filhotes 
  • Criador deve ser transparente para que você conheça o local onde os animais vivem
  • Está de acordo com as leis de proteção aos animais 
  • Faz um processo de socialização dos animais próximo a família progenitora
  • Buscará mais informações sobre a pessoa interessada em comprar, para saber se o animal estará em boas mãos

CONCLUSÃO:

Adotar ou comprar um animal de estimação? Não cabe a nós decidirmos por você, pois respeitamos as suas decisões e preferências. No entanto, fique atento! Aprendemos com esse texto que é sempre necessário investigar a origem do seu animalzinho e se certificar, caso prefira comprar, que o criadouro escolhido provê o bem-estar do seu bichinho e dos outros animais que ele está criando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados