Como cuidar de cachorro em apartamento?

cachorro pequeno embaixo da coberta | animal de estimação | Como cuidar de cachorro em apartamento?

Você não sabia que é possível cuidar de cachorro em apartamento? Tem dúvidas se é possível manter um animal de estimação em locais mais compactos? saiba que sim! É totalmente possível morar em apartamento e ter um cãozinho de estimação.

Adotar ou comprar um cãozinho tem sido inclusive muito comum nos dias de hoje em apartamentos, devido ao processo de verticalização nos ambientes urbanos, de forma que a maior parte das pessoas tem aderido a uma família mais compacta e preferido morar de aluguel em lugares menos espaçosos.

Ainda assim, é desafiador adaptar locais menores para cães, dentre outros animais domésticos. Mas iremos te ajudar com algumas dicas.

Seu PET cabe confortavelmente no seu lar?

Antes de se informar sobre como cuidar de seu cachorro em apartamento, avalie cuidadosamente o espaço disponível e certifique-se de que seu cão terá espaço suficiente para se mover confortavelmente. Cães, no geral, precisam de espaço para se mover, brincar, explorar e se exercitar durante o dia a dia. 

Além disso, quanto maior o porte do seu cachorro, mais espaço ele precisará para gastar sua energia, portanto, dê preferência para espécies menores e mais fáceis de cuidar, como veremos no próximo tópico.

Dicas de raças fáceis de cuidar em espaços curtos

Como ressaltado no último tópico, recomendamos que você aposte em cães cuja raça seja de pequeno porte, pois assim você terá mais facilidade para administrar espaços mais compactos dentro do seu lar.

Raças muito encontradas em apartamentos e bem tranquilas de lidar em lugares menores são:

  • Buldogue Francês;
  • Pug;
  • Shih Tzu;
  • Maltês;

O que a lei diz sobre ter animais de estimação em apartamento?

Segundo a Constituição Federal (Art. 5º, XXII e Art. 170, II), não é proibido ter animais de estimação em apartamento, desde que não se perturbe a convivência com outros moradores ou que coloque a vida de terceiros em risco. Seguindo esse critério, você pode caminhar com seu PET em áreas comuns e até mesmo de levá-lo consigo no elevador.

Embora estes sejam direitos garantidos ao tutor, o mesmo também possui uma série de deveres como:

  • Manter o cachorro próximo ao seu corpo com uma guia curta  em áreas comuns
  • Caso seu cachorro seja de grande porte e ofereça riscos para outros moradores, é necessário o uso de focinheira
  • O Tutor também é responsável por limpar todos os dejetos do seu cachorro 
  • O Tutor deve adestrar seu PET para que este não promova barulhos incessantes, perturbando o convívio com outros moradores

Adestre corretamente seu cãozinho

Caso seu cão não represente nenhum perigo ou desconforto para os outros moradores, agora chegou o momento de educá-lo para que você consiga ter uma boa convivência com seu PET.

Além de treiná-lo para não fazer tanto barulho no apartamento, você precisa se preocupar com a questão da higiene do cachorro. Para esse caso, explore os tapetes higiênicos para que ele possa realizar as suas necessidades em locais específicos.

Adapte o ambiente ao seu animalzinho

Compre brinquedos e acessórios para estimular os instintos naturais do seu cachorro como mordedores, bolinhas e quebra-cabeças. No entando, fique atento: O brinquedo sempre deve desafiá-lo de alguma forma para que ele se exercite diariamente.

Dê atenção ao seu animal de estimação

Cães são animais muito sociáveis, portanto carecem de companhia do Tutor para que não fique sozinho por muitas horas seguidas, pois isso pode causar bastante ansiedade para seu animalzinho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados