Conjuntivite Canina: Causas, Sintomas e Tratamentos para Cães

conjuntivite canina

A conjuntivite canina: Aquela inflamação chata na membrana dos olhos dos nossos cães, pode dar um trabalhão. Ela afeta cachorros de todas as idades e raças e pode ser bem desconfortável para eles. Hoje, vamos conversar sobre o que causa essa inflamação, os sintomas que você deve ficar de olho e como cuidar do seu amigo caso ele tenha esse problema.

Por Que os Cachorros Pegam Conjuntivite?

Várias coisas podem causar conjuntivite nos cães. Pode ser uma reação alérgica a algo no ambiente, como poeira ou pólen. Infecções, tanto bacterianas quanto virais, também são culpadas comuns. E, claro, se algo como um cisco entrar no olho do seu pet, isso também pode irritar bastante.

Quais são os Sinais de Conjuntivite em Cães?

Os sintomas variam um pouco, mas normalmente você vai notar olhos vermelhos, pálpebras inchadas, um monte de lágrimas e secreção. O seu cão pode ficar incomodado com a luz, coçar os olhos e até mudar um pouco o comportamento, ficando irritado.

Como Tratar a Conjuntivite Canina

O tratamento depende do que está causando o problema. Se for alergia, podem ser usados colírios antialérgicos ou remédios. Infecções bacterianas pedem antibióticos, e se for viral, o foco é aliviar

os sintomas até que melhore. É superimportante seguir direitinho as recomendações do veterinário e dar os remédios no horário certinho.

Algumas Raças são Mais Propensas à Conjuntivite

Embora qualquer cachorro possa ter conjuntivite, algumas raças como Bulldog Francês, Shih Tzu e Pastor Alemão têm mais tendência. Eles têm características físicas que podem facilitar o acúmulo de sujeira nos olhos.

Prevenindo a Conjuntivite nos Cães

Para evitar a conjuntivite, manter uma boa higiene ocular é chave. Limpar os olhos do seu cão com produtos recomendados pelo vet ajuda a tirar a sujeira e diminuir as chances de inflamação. E claro, tentar manter o ambiente livre de alérgenos também ajuda.

Cuidados em Casa para Cães com Conjuntivite

Se o seu cãozinho estiver com conjuntivite, limpe delicadamente a região dos olhos com uma compressa úmida para aliviar o desconforto. Mas cuidado para não usar produtos que possam irritar ainda mais.

Hora de Consultar o Veterinário

Se você acha que seu cão está com conjuntivite ou se os sintomas persistem, leve-o ao veterinário. Nunca use remédios sem orientação profissional, pois isso pode piorar a situação.

Então, é isso. A conjuntivite canina é comum, mas com cuidado e atenção, dá para tratar e prevenir. Fique de olho nos olhinhos do seu amigo de quatro patas e, qualquer coisa, corre para o vet. Assim, você garante que ele fique bem e confortável. E lembre-se, qualquer cãozinho pode ser afetado, então todo cuidado é pouco! Para mais dicas, dá uma olhada no site da akc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados